Boca de sino (ou flares ) são um estilo de calças que se tornam mais largas dos joelhos para baixo, formando uma forma de sino da perna da calça.
Origens navais
No início do século 19, quando um uniforme padronizado ainda não existia na Marinha dos EUA, alguns marinheiros adotaram um estilo de calças largas que terminavam em forma de sino.
Em 1813, uma das primeiras descrições registradas de uniformes de marinheiros, escrita pelo Comodoro Stephen Decatur, observou que os homens das fragatas dos Estados Unidos e da Macedônia usavam chapéus de lona de vidro com abas rígidas". enfeitados com fitas, jaquetas azuis abotoadas sobre coletes e calças azuis com forma de sino."
A Marinha Real Britânica tinha sido muitas vezes uma líder na moda náutica, mas as calças boca-de-sino não se tornaram parte do uniforme padrão até meados do século XIX.
Embora as calças do uniforme atual da Marinha dos Estados Unidos ainda sejam chamadas de "sino de fundo", elas simplesmente têm grandes pernas retas. Este estilo tem sido popular por muitos anos, talvez originalmente porque a perna da calça pode ser enrolada facilmente, permitindo que o usuário trabalhe descalço, mas não há documentação confiável que confirme uma linha do tempo específica ou a razão para a popularidade do sino.
Anos 1960, 1970, 1980 e 1990
Na década de 1960, as calças boca-de-sino se tornaram moda para homens e mulheres na Europa e na América do Norte. Muitas vezes feitas de denim, elas saíam do fundo da panturrilha e tinham bainhas ligeiramente curvadas e uma circunferência de 18 polegadas (46 cm) na parte inferior de cada abertura da perna. Eles geralmente eram usados com sapatos de salto cubano, tamancos ou botas Chelsea.
Na década de 1970, as calças boca-de-sino voltaram à moda tradicional; Sonny e Cher ajudaram a popularizar a boca de sino nos EUA, usando-as em seu popular programa de televisão. As calças eram tipicamente abertas do joelho para baixo, com aberturas nas pernas inferiores de até vinte e seis polegadas. Feito de denim, algodão brilhante e poliéster acetinado, elas eram tão populares que se tornaram um símbolo do estilo estranho e colorido da década.
Calça Loon (abreviada de "calça de balão") era uma variante das calças de sino, com um aumento de flare. Eles eram usados ocasionalmente por dançarinos do show de variedades de música da TV britânica Ready Steady Go! em 1966.
Meados da década de 1990 a 2000
Em 1996, as calças boca-de-sino de mulheres foram reintroduzidas para o grande público, sob o nome de calças "boot-cut" ("boot-fit"), já que a chama era mais fina. Em 1999, a jeans flare entrou em voga entre as mulheres, que tinham um flare mais amplo e exagerado do que boot-cuts (boot-fits). O estilo boot-cut (boot-fit) acabou dominando o mundo da moda por 10 anos.
Por volta de 2006, a silhueta em forma de sino começou a desvanecer-se quando o jeans skinny ganhou popularidade. Sharon Haver, fundadora e editora-chefe da revista de moda online FocusOnStyle.com comentou: "É como se todas as garotas que vestiam calças de ganga premium tivessem jogado fora um dia, e no próximo dia começou a usar jeans skinny e apartamentos."
No entanto, os jeans boot-cuts (boot-cuts) e flare jeans nunca desapareceram completamente, e ambos os estilos permanecem relativamente populares hoje tanto em denim quanto em roupas de escritório de alta qualidade.
Os jeans de boot das mulheres são mais apertados no joelho do que os dos homens, e se expandem do joelho até a bainha. Os estilos masculinos são tradicionalmente de pernas retas, embora as calças tenham chegado em um estilo mais amplo no início e no meio dos anos 2000, mas isso era opcional. O sino de boca dos anos 1960 e 1970 pode ser distinguido do flare ou boot-boot (boot-fit) dos anos 1990 e 2000 pelo aperto do tecido no joelho.
Flare ou New Flare?
As duas são consideradas super tendências! Ótimas opções para quem deseja alongar a silhueta quando combinadas com um salto. Apesar de ser visualmente difícil enxergar as diferenças dessas duas modelagens elas existem sim!
New Flare
Essa modelagem é bem ajustada até a panturrilha e depois vai criando uma abertura.
Tende a vestir bem diferentes tipos de corpo, pois seu corte reto cria um desenho harmônico para quem tem mais quadril, para não errar no look certifique-se de que a barra não esteja encostando no chão, mas que cubra o peito do pé.
Flare
Também conhecida como a famosa “boca de sino”, essa modelagem é bem ajustada na cintura, mas começa abrir levemente já acima do joelho, consequentemente, a barra é de um tamanho mais exagerado, formando o desenho de um sino. A barra deve ser usada quase arrastando no chão e mostrando somente a pontinha do sapato, ou escondendo ele totalmente.
E ai gostaram de saber que essa peça tão popular hoje em dia tinha ''nascido'' na época Naval?